Cédulas manchadas. O que devo fazer?
- Ricardo Kalil Lage
- 24 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Não devemos aceitar notas com manchas rosa, pois podem ser provenientes de roubo.
É importante sempre verificar o dinheiro e, se houver manchas rosadas, recuse receber a cédula manchada. Se sacar uma cédula manchada de rosa no caixa, em um terminal de autoatendimento ou Banco 24h, procure qualquer agência do banco do qual é correntista e apresente a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro manchado imediatamente.
Os aposentados ou beneficiários de programa social que não têm conta em banco devem procurar qualquer agência do banco onde sacou o dinheiro para fazer a troca.
Não é necessário apresentar o extrato da conta para comprovar o saque, nem fazer a abertura de um Boletim de Ocorrência na delegacia.
Se a pessoa receber sem perceber uma nota manchada de rosa em outras circunstâncias, como no comércio, deve procurar qualquer agência bancária e entregar a cédula. O banco anotará seus dados e enviará para análise do Banco Central.
Se ficar comprovado que a mancha não foi provocada por mecanismo antifurto, o cidadão será ressarcido pelo banco. Caso fique comprovado que a mancha é desse tipo de dispositivo, não haverá reembolso.
Base normativa:
Resolução 3.981/2011
Circular 3.540/2011
Circular 3.538/2011
Carta-Circular 3.515/2011
Fonte: bcb.gov.br; acesso em 18/06/2019.
Comments